terça-feira, 4 de agosto de 2009

Electromiografia




A electromiografia (EMG) é um exame médico electrofisiológico para determinação de doenças das células motoras periféricas, como sucede na Esclerose Lateral Amiotrófica, das raízes nervosas (radiculopatias, como a conhecida “ciática”), dos plexos nervosos (como pode suceder aos recém-nascidos no parto, ou frequentemente nos acidentes com veículos de duas rodas), dos troncos nervosos periféricos (tal como no Síndroma do túnel cárpico, que caracteriza-se pelo típico “adormecimento” das mãos durante a noite, ou nas neuropatia periférica, muito prevalecente na diabetes e noutras condições), nas perturbações da transmissão neuro-muscular (como a miastenia gravis), e nas doenças dos músculos (quer hereditárias, quer adquiridas).
Em resumo a electromiografia (EMG) é o exame que identifica as doenças neuro-musculares, dando informação sobre as características funcionais das raízes, plexos nervosos, nervos periféricos, placa neuromuscular e músculo.




Ora ontem fui ao engano para ir fazer um exame onde supostamente só iria levar uns choques no tendão do braço e isto dito pela minha mãe e pelo meu namorado suou-me a confiança, ao chegar dou de caras com um amigo que torceu o nariz quando lhe perguntei se lhe tinha doido muito, confessou que teve algumas dores, bem como eu até estou a começar de tolerar tudo e mais alguma coisa lá fui eu até com uma certa descontração. Despi a camisola e deitei-me na marquesa e lá começou o exame, os choques foram um pouco dolorosos mas nada que desse para gritar, respirei de alivio quando vi o sr. dtr. desligar um dos fios que tinha no dedo e pensei ACABOUUUU ufa que alivio, eis que ele vai buscar dois pacotes selados ao armário e liga mais um fio e na ponta encaixa um plastico comprido, pensei eu bem mais uns choques e o doloroso deve ser esta parte.... quais choques ele desenrrosca a ponta de plastico e eis que surge um a AGULHA gigante, eu claro como eu nunca me calo perguntei isso é para que, sendo o sr. dtr. uma pessoa muito calma e calada limitou-se a responder é para espetar no seu braço, o quêeeeeeeeeeee no meu braço olhe que eu tenho pânico a agulhas, nem uma palavra saiu daquela boca foi espetar sem dó nem piedade penso pelas minhas contas umas 5 a 6 vezes, direitinha ao tendão e ai sim não me contive as dores eram de morte então quando foi na parte do ombro tive de gritar, transpirei como há muito já não me lembrava. Quando sai a sala de espera estava toda em sentido, e eu a desfalecer com as dores e tudo a perguntar então mas custou assim tanto? supostamente o meu exame não é igual ao vosso tenham calma. E foi uma tarde para esquecer.

Sem comentários: